1990

De Wikipedia
Ir para: navegação, pesquisa

Predefinição:Introdução dos anos Ano Internacional da Alfabetização, pela ONU.

Eventos[editar]

Janeiro[editar]

A Polônia se torna o primeiro país da Europa Oriental a começar a abolir sua economia socialista de estado. A Polónia também se retira do Pacto de Varsóvia.

Glasgow começa seu ano como Capital Europeia da Cultura.

Sr. Bean de Rowan Atkinson debuts em um especial da televisão de Tamisa.

  • 3 de janeiro - invasão dos Estados Unidos no Panamá: O general Manuel Noriega é deposto como líder do Panamá e se rende às forças americanas.
  • 4 de janeiro - Dois trens colidem em Sangi, no Paquistão, matando entre 200 e 300 pessoas e ferindo cerca de 700 outros.
  • 7 de janeiro - a torre inclinada de Pisa é fechada ao público por causa das preocupações da segurança.
  • 9 de janeiro - O Tenente-General Ugandano Bazilio Olara-Okello, que liderou um golpe contra o governo do Dr. Apolo Milton Obote, morre no Hospital Ormduruman, em Cartum, no Sudão.
  • 11 de janeiro - Revolução cantando: Na RSS de Lithuania, 300.000 demonstram para a independência.

A Assembléia Nacional da Bulgária vota para acabar com uma regra do partido pelo Partido Comunista Búlgaro.

Milhares de pessoas assaltam o quartel-general da Stasi em Berlim Oriental em uma tentativa de ver seus registros do governo.

Martin Luther King Day Crash - O serviço telefônico em Atlanta, St. Louis e Detroit, incluindo o serviço 9-1-1, desce por nove horas, devido a um bug do software da AT & T.

  • 17 de janeiro - Smith & Wesson introduzem o cartucho de .40 S & W.

Guerra Fria: As tropas soviéticas ocupam Baku, Azerbaijan SSR, sob o decreto de estado de emergência emitido pelo primeiro-ministro soviético Mikhail Gorbachev, e matar mais de 130 manifestantes que estavam demonstrando para a independência.

Os confrontos entre as tropas indianas e os separatistas muçulmanos em Caxemira.

O governo do Haiti declara um estado de emergência, sob o qual suspende as liberdades civis, impõe censura e prende opositores políticos. O estado de sítio é levantado em 29 de janeiro.

A Liga dos Comunistas da Iugoslávia decide renunciar ao seu monopólio do poder.

Robert Tappan Morris é condenado por liberar o virus "Morris".

Avianca Vôo 52 cai em Cove Neck, Long Island, Nova York depois de uma má comunicação entre a tripulação de vôo e funcionários do Aeroporto JFK, matando 73 pessoas a bordo.

A primeira-ministra do Paquistão Benazir Bhutto dá à luz uma menina, tornando-se a primeira lider moderna do governo a ter um filho enquanto no gabinete.

O Papa João Paulo II inicia uma visita de oito dias a Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mali, Burkina Faso e Chade.

  • 25-26 de janeiro - A tempestade do Dia das Queimaduras mata 97 no noroeste da Europa.
  • 27 de janeiro - A cidade de Tiraspol na Moldávia RSS brevemente declara a independência.
  • 28 de janeiro - Quatro meses após a saída do poder, o Partido dos Trabalhadores Unidos da Polônia vota para se dissolver e se reorganizar como a Social Democracia da República da Polônia. [9]

O julgamento de Joseph Hazelwood, ex-capitão do Exxon Valdez, começa em Anchorage, no Alasca. Ele é acusado de negligência que resultou no pior derramamento de petróleo da América até o momento.

Em Holmdel, Nova Jersey, cientistas da Bell Labs anunciam que criaram um processador óptico digital que pode levar ao desenvolvimento de computadores super rápidos que usam pulsos de luz em vez de correntes elétricas para fazer cálculos.

Globalização - O primeiro McDonald em Moscou, Rússia abre 8 meses depois que a construção começou em 3 de maio de 1989. 8 meses mais tarde o primeiro McDonald na China continental é aberto em Shenzhen.

O Presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush dá seu primeiro discurso sobre o Estado da União e propõe que os EUA e a União Soviética façam cortes profundos em suas forças militares na Europa.

Fevereiro[editar]

Março[editar]

Maio[editar]

Julho[editar]

Agosto[editar]

Outubro[editar]

Novembro[editar]

Dezembro[editar]

Falecimentos[editar]

Janeiro - Junho[editar]

Julho - Dezembro[editar]

Prêmio Nobel[editar]

Epacta e idade da Lua[editar]

Epacta gregoriana 3 (Predefinição:Romano)
Idade da Lua Letra c

Predefinição:Temáticas dos anos Predefinição:Referências Predefinição:Commonscat